Etnografia é uma abordagem qualitativa para entender motivações, atitudes e comportamentos. Ela pode ser realizada em casa, no ambiente de trabalho ou até em campo aberto. Alguns autores a referenciam como Observação, Estudo de Campo, Estudo Diário misturados com Entrevista.
Etnografia e Observação são parecidos em muitos aspectos. A Etnografia tende a ter embasamento teórico enquanto na Observação isso vai depender do critério do investigador. Na prática, a principal diferença é que enquanto a Observação os objetivos são definidos, a Etnografia se orienta pelas próprias descobertas, ou seja, enquanto a pesquisa avança muitos caminhos podem ser abertos e explorados, não se limitando ao objetivo. Além disso, normalmente a Etnografia tende a ser uma pesquisa em campo.
A preparação e execução dessa abordagem é semelhante ao adotado na Observação: pedir autorização, arrumar o equipamento e instalar os softwares necessários caso necessite. Evitar interromper o entrevistado e fazer anotações enquanto observa é essencial e com essa abordagem dá mais espaço para ampliar novos conhecimento e gerar mais insights. Não esqueça de observar os detalhes em torno da tarefa, semelhante ao Estudo de Campo.
Para saber como executar a técnica Observação, basta clicar AQUI.
Para saber como executar a técnica Estudo de Campo, basta clicar AQUI.