Estudo de Campo é uma técnica qualitativa onde o pesquisador observa o usuário em seu ambiente natural, como se fosse sua sombra. Essa técnica avalia as experiências do usuário em um contexto real, fora de um laboratório, normalmente utilizando um dispositivo móvel (smartphone por exemplo).
Estudo de Campo é sempre realizado no ambiente do usuário, como escritório, casa, etc. Portanto, deve-se adaptar o material com a realidade do usuário, já que o papel do pesquisador é ser a "sombra" do usuário a acompanhar todos os passos. Você pode utilizar a câmera e microfone para filmar os movimentos e locais aonde o usuário for. Caso necessário, utilize softwares de gravação de tela para registrar quando ele utilizar o smartphone. Além de observar, é recomendado que faça anotações de como o usuário interage em diversas situações, o ambiente e, caso necessário, entreviste pessoas.
Em alguns casos, usualmente, não é informado ao participante que ele está sendo observado e que está ocorrendo um Estudo de Campo. Isso porque o ser humano, assim que é informado que está sendo observado, tende a "prestar mais atenção" nos seus movimentos para não cometer erros, fazendo com que suas ações não sejam naturais. Por isso é importante manter o sigilo de todos os participantes, garantindo sua privacidade.