Observação é uma técnica qualitativa onde o pesquisador observa o usuário em seu ambiente de trabalho, realizando tarefas que pertençam ao contexto e objetivo da pesquisa. A observação envolve além de vigiar o usuário realizando tarefas, a investigação do ambiente como um todo.
Ela pode ser direta (observando ao vivo as ações) ou indireta (observando através de uma gravação de vídeo).
Livro: Design de Interação: Além da interação humano-computador (Rogers, Sharp, Preece). Disponível AQUI
Livro: Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações (Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust). Disponível AQUI
3 dicas para conhecer seus usuários sem precisar entrevistá-los (Brasil UX Design). Disponível AQUI
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Primeiramente, você deve definir o objetivo da observação, o que será registrado e como serão feitos os registros. Em um ambiente, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Portanto definir o que tem que ser observado auxiliará o pesquisador a concentrar-se e não perder o foco. Você pode optar por observar de forma mais ou menos detalhada, porém há 3 itens que podem ser bases para sua observação:
∎ QUEM está sendo observado
∎ O QUE está sendo observado
∎ AONDE está sendo observado
Prepare o local da observação com os Materiais Utilizados, ou seja, instale o software, posicione as câmeras, teste os microfones antes da pesquisa para que a observação não seja interrompida por fatores que poderiam ser evitados anteriormente.
Não esqueça que você precisa da autorização daqueles que serão observados pois eles precisam estar cientes da sua pesquisa.
Durante a observação, é importante que o pesquisador não interrompa a pessoa que está observando. Deve-se anotar as ações sem interferir nas práticas do usuário. Caso surja dúvidas sobre algum evento, é importante anotar e, posteriormente, esclarecer com o usuário assim que a sessão terminar.