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Diary Studies

O que é?

Diary Studies (conhecido também como Estudo Diário ou Diário de Estudo) é uma técnica qualitativa onde os usuários registram determinadas tarefas pré-estabelecidas numa espécie de diário para que o pesquisador saiba da informação o mais fresco possível na memória do usuário.

Esse tipo de técnica é utilizado quando não for possível utilizar Etnografia, Observação, Estudo de Campo, entre outros.

Saiba mais com profissionais!

Livro: Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações (Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust). Disponível AQUI

When to Use Context Methods: Field and Diary Studies (NN Group). Disponível AQUI

Context Methods: Study Guide (NN Group). Disponível AQUI


Materiais Utilizados

Para realizar a técnica Diary Studies, você vai precisar de:

Post-It
Redes Sociais

Por exemplo: WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, entre outros.
Caderno
Google Forms
Canetas
Typeform

Como executar a técnica Diary Studies?

Primeiramente, é necessário colher autorização do entrevistado, explicando como funcionará a pesquisa e que sua identidade estará sob sigilo.

Defina qual será a tarefa diária que o usuário tem que relatar e tire suas dúvidas. Conforme dito anteriormente, Diary Studies consiste na técnica do usuário preencher diariamente uma espécie de diário de anotações de como ele interage com o produto, pois o pesquisador não estará presente no dia a dia dele, como o que acontece em outras técnicas. A forma como ele relatará vai depender tanto da escolha do pesquisador quanto das circunstâncias. Em Materiais Utilizados há algumas sugestões:

∎ Formulários (Google Forms e Typeform): Você pode montar um formulário com questões do que você gostaria que o usuário relatasse diariamente. Esses formulários geram uma planilha com as respostas, registrando dia e horário;

∎ Redes Sociais: Os usuários podem se sentir mais confortáveis utilizando as redes sociais. Twitter e storys do Instagram podem servir de relato diário do usuário (podendo ambos restringir a visualização somente ao pesquisador e sua equipe). Facebook (através do Messenger) e WhatsApp podem facilitar a comunicação entre usuário e pesquisador.

Independente de como será colhido as informações, a equipe de pesquisadores deve analisar e utilizar para os próximos passos da pesquisa.