SUS (System Usability Scale, em português, Escala de Usabilidade do Sistema) é uma técnica quantitativa normalmente aplicada após um Teste de Usabilidade.
É um questionário padronizado onde o usuário fornece informações sobre desempenho, satisfação e sucesso de um software.
Livro: Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações (Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust). Disponível AQUI
Guia: Como medir a usabilidade de produtos com System Usability Scale (SUS) - (Brasil UX Design). Disponível AQUI
Rating Scales in UX Research: Likert or Semantic Differential? - (NN Group). Disponível AQUI
Conforme dito anteriormente, essa técnica normalmente é usada após o uso de um método que avalia a usabilidade pois o usuário está com a mente fresca para informar como foi sua experiência com o produto. Você pode aplicar essa técnica imediatamente após a aplicação de um Teste de Usabilidade, utilizando os mesmos participantes. Caso o SUS não puder ser feito de forma online, você pode utilizar um software editor de texto (Exº Word, Google Documentos, etc) para formular as perguntas e, posteriormente, imprimir.
O questionário do SUS é padronizado e possui 10 perguntas. As respostas são definidas em uma escala likert de 1 a 5, onde 1 significa "Discordo totalmente" e o 5 "Concordo totalmente". As perguntas são:
1 - Eu acho que gostaria de usar esse sistema com frequência.
2 - Eu acho o sistema desnecessariamente complexo.
3 - Eu achei o sistema fácil de usar.
4 - Eu acho que precisaria de ajuda de uma pessoa com conhecimentos técnicos para usar o sistema.
5 - Eu acho que as várias funções do sistema estão muito bem integradas.
6 - Eu acho que o sistema apresenta muita inconsistência.
7 - Eu imagino que as pessoas aprenderão como usar esse sistema rapidamente.
8 - Eu achei o sistema atrapalhado de usar.
9 - Eu me senti confiante ao usar o sistema.
10 - Eu precisei aprender várias coisas novas antes de conseguir usar o sistema.
Cada pergunta acima está relacionado a uma Heurísticas de Nielsen:
∎ Perguntas 1, 4, 9: Satisfação;
∎ Pergunta 2: Facilidade de memorização;
∎ Perguntas 3, 4, 7, 10: Facilidade de aprendizagem;
∎ Perguntas 5, 6, 8: Eficiência;
∎ Pergunta 6: Minimização dos erros;
Após a coleta do questionário realizada, deve-se realizar os cálculos para chegar ao resultado final (variando de 0 a 100):
∎ Para perguntas ÍMPARES (1, 3, 5, 7, 9): subtraia 1 da pontuação que o participante respondeu (x-1);
∎ Para perguntas PARES (2, 4, 6, 8, 10): subtraia 5 da pontuação que o participante respondeu (5-x);
∎ No final, some os valores das 10 perguntas e multiplique por 2,5 ((x1 + x2 + x3 + x4 + x5 + x6 + x7 + x8 + x9 + x10) * 2,5).
A tabela abaixo é um exemplo de como fica:
Pergunta | Resposta do usuário | Cálculo | Resultado |
---|---|---|---|
1 | 1 | 1-1 | 0 |
2 | 5 | 5-5 | 0 |
3 | 4 | 4-1 | 3 |
4 | 3 | 5-3 | 2 |
5 | 5 | 5-1 | 4 |
6 | 1 | 5-1 | 4 |
7 | 5 | 5-1 | 4 |
8 | 5 | 5-5 | 0 |
9 | 2 | 2-1 | 1 |
10 | 1 | 5-1 | 4 |
Soma dos resultados | 22 | ||
Resultado Final (Soma * 2,5) | 55 |
Para análise dos resultados, você usará o resultado final como análise. John Brooke, o criador do SUS estupilou que a média final para um produto ser "Aprovado" é atingir no mínimo 68 pontos. Se o resultado final for inferiror a isso, significa que o produto está enfrentando sérios problemas de usabilidade. A tabela abaixo apresenta os níveis de usabilidade:
Resultado SUS | Nota | Adjetivo |
---|---|---|
Maior que 90 | A | Melhor Usabilidade |
80 - 90 | B | Excelente |
70 - 80 | C | Bom |
60 - 70 | D | OK |
Menor que 60 | F | Pior Usabilidade |
De acordo com o exemplo dado anteriormente, o resultado do SUS foi 55 em uma escala de 0-100. Portanto, sua usabilidade está ruim. Ajustes tem que ser realizados e o produto tem que ser novamente testado e avaliado. Você também pode analisar as relações entre as perguntas e as Heurísticas de Nielsen para identificar os principais pontos que necessitam de atenção.