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Heurísticas de Nielsen

O que é?

Heurísticas de Nielsen é uma abordagem desenvolvida por Jakob Nielsen para inspecionar a usabilidade de um sistema e diagnosticar eventuais problemas que os usuários poderiam encontrar durante seu uso.








Materiais Utilizados

Para realizar a abordagem Heurísticas de Nielsen, você vai precisar de:

Post-It
A 10 Heurísticas de Nielsen

Quando a dúvida bater, nada como a lista original com as 10 heurísticas para eventuais consultas. Você pode acessar clicando AQUI.
Canetas
Editor de Planilhas

Para realizar a documentação, pois é prático e possível registrar vários usuários em 1 só documento. Exemplos: Google Planilhas e Excel.

Como executar a abordagem Heurísticas de Nielsen?

Essa abordagem você não precisa recrutar usuários, normalmente é feita por uma equipe de avaliadores. Caso não possua a equipe, a equipe de pesquisa pode fazer. Não deixe apenas para 1 pessoa fazer, é recomendável a participação de mais membros pois diferentes visões podem enxergar o que o colega não viu.

A equipe definida deve definir uma tarefa, navegar pelo sistema e encontrar possíveis violações ao realizar essa tarefa. As 10 Heurísticas de Nielsen são:

1 - Visibilidade do status do sistema
O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, por meio de feedback apropriado em um razoável período de tempo;

2 - Correspondência entre o sistema e o mundo real
O sistema deve falar a linguagem dos usuários utilizando palavras, frases e conceitos familiares ao uauário em vez de termos técnicos. Siga convenções do mundo real, fazendo com que as informações apareceram em uma ordem natural e lógica;

3 - Controle e liberdade do usuário
Os usuários geralmente executam ações por engano. Eles precisam de uma "saída de emergência" clara para deixar a ação indesejada sem ter que passar por um longo processo;

4 - Cosistência e padrões
Os usuários não devem se perguntar se diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma;

5 - Prevenção de erros
Boas mensagens de erro são importantes, mas os melhores projetos evitam cuidadosamente a ocorrência de problemas em primeiro lugar. Elimine as condições propensas a erros ou verifique-as e apresente aos usuários uma opção de confirmação antes que eles se comprometam com a ação;

6 - Reconhecimento em vez de lembrança
Minimize a carga de memória do usuário tornando elementos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que se lembrar de informações de uma parte da interface para outra. As informações necessárias para usar o design devem estar visíveis ou facilmente recuperáveis quando necessário;

7 - Flexibilidade e eficiência de uso
Atalhos — ocultos para usuários novatos — podem acelerar a interação do usuário experiente para que o design possa atender tanto a usuários experientes quanto inexperientes. Permita que os usuários personalizem ações frequentes;

8 - Design e estética minimalista
As interfaces não devem conter informações irrelevantes ou pouco necessárias. Cada unidade extra de informação em uma interface compete com as unidades relevantes de informação e diminui sua visibilidade relativa;

9 - Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros
As mensagens de erro devem ser expressas em linguagem simples, indicar com precisão o problema e sugerir uma solução de forma construtiva;

10 - Ajuda e Documentação
É melhor que o sistema não precise de nenhuma explicação adicional. No entanto, pode ser necessário fornecer documentação para ajudar os usuários a entender como concluir suas tarefas.

Cada membro da equipe deve documentar os problemas de usabilidade que encontrar. Recomenda-se documentar: as tarefas pré definidas, qual a heurística violada e a descrição do problema. Após realizada a avaliação individual, a equipe deve se reunir e debater o que cada um encontrou e consolidar resultados (Aprovada caso todos concordem com a violação ou Reprovada caso for falso). Ao final, a equipe terá uma lista de problemas de usabilidade a serem corrigidos.