Heurísticas de Nielsen é uma abordagem desenvolvida por Jakob Nielsen para inspecionar a usabilidade de um sistema e diagnosticar eventuais problemas que os usuários poderiam encontrar durante seu uso.
Livro: Design de Interação: Além da interação humano-computador (Rogers, Sharp, Preece). Disponível AQUI
Livro: Interação Humano-Computador (Simone Barbosa). Disponível AQUI
10 Usability Heuristics for User Interface Design (NN Group). Disponível AQUI
10 Usability Heuristics Applied to Complex Applications (NN Group). Disponível AQUI
Essa abordagem você não precisa recrutar usuários, normalmente é feita por uma equipe de avaliadores. Caso não possua a equipe, a equipe de pesquisa pode fazer. Não deixe apenas para 1 pessoa fazer, é recomendável a participação de mais membros pois diferentes visões podem enxergar o que o colega não viu.
A equipe definida deve definir uma tarefa, navegar pelo sistema e encontrar possíveis violações ao realizar essa tarefa. As 10 Heurísticas de Nielsen são:
1 - Visibilidade do status do sistema
O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, por meio de feedback apropriado em um razoável período de tempo;
2 - Correspondência entre o sistema e o mundo real
O sistema deve falar a linguagem dos usuários utilizando palavras, frases e conceitos familiares ao uauário em vez de termos técnicos. Siga convenções do mundo real, fazendo com que as informações apareceram em uma ordem natural e lógica;
3 - Controle e liberdade do usuário
Os usuários geralmente executam ações por engano. Eles precisam de uma "saída de emergência" clara para deixar a ação indesejada sem ter que passar por um longo processo;
4 - Cosistência e padrões
Os usuários não devem se perguntar se diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma;
5 - Prevenção de erros
Boas mensagens de erro são importantes, mas os melhores projetos evitam cuidadosamente a ocorrência de problemas em primeiro lugar. Elimine as condições propensas a erros ou verifique-as e apresente aos usuários uma opção de confirmação antes que eles se comprometam com a ação;
6 - Reconhecimento em vez de lembrança
Minimize a carga de memória do usuário tornando elementos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que se lembrar de informações de uma parte da interface para outra. As informações necessárias para usar o design devem estar visíveis ou facilmente recuperáveis quando necessário;
7 - Flexibilidade e eficiência de uso
Atalhos — ocultos para usuários novatos — podem acelerar a interação do usuário experiente para que o design possa atender tanto a usuários experientes quanto inexperientes. Permita que os usuários personalizem ações frequentes;
8 - Design e estética minimalista
As interfaces não devem conter informações irrelevantes ou pouco necessárias. Cada unidade extra de informação em uma interface compete com as unidades relevantes de informação e diminui sua visibilidade relativa;
9 - Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros
As mensagens de erro devem ser expressas em linguagem simples, indicar com precisão o problema e sugerir uma solução de forma construtiva;
10 - Ajuda e Documentação
É melhor que o sistema não precise de nenhuma explicação adicional. No entanto, pode ser necessário fornecer documentação para ajudar os usuários a entender como concluir suas tarefas.
Cada membro da equipe deve documentar os problemas de usabilidade que encontrar. Recomenda-se documentar: as tarefas pré definidas, qual a heurística violada e a descrição do problema. Após realizada a avaliação individual, a equipe deve se reunir e debater o que cada um encontrou e consolidar resultados (Aprovada caso todos concordem com a violação ou Reprovada caso for falso). Ao final, a equipe terá uma lista de problemas de usabilidade a serem corrigidos.