Teste de Usabilidade é um método quantitativo e qualitativo que avalia a usabilidade de um software através de simulações do uso do sistema em determinadas situações pré-estabelecidas. Ele encontra os problemas, mede o impacto deles, identifica as causas e aprende-se sobre comportamento e preferências do público-alvo.
Primeiramente deve-se definir o tipo de Teste de Usabilidade a ser realizado: se deseja testar a usabilidade de forma simples, recomenda-se no roteiro programar tarefas específicas para o usuário. Agora se deseja descobrir comportamentos de vários públicos-alvo, deve-se usar produtos com tarefas abrangentes e genéricas. Faça um roteiro com passo a passo de como e o que será testado.
Ao recrutar participantes, deve-se levar em consideração o nível de exigência do teste. No caso de tarefas específicas, recomenda-se usuários específicos. Em relação a tarefas mais abrangentes, o número e variedade de usuários pode ser maior. Não esqueça de pedir autorização aos usuários e assegurar que seus dados estarão em completo sigilo.
É importante que além do pesquisador, outros membros da equipe assuma o papel de observador: enquanto o pesquisador conduz o teste e conversa com o usuário, o observador analisa comportamentos, falas e qualquer outro item no momento do teste que possa passar desapercebido. Anotações são feitas para serem analisadas posteriormente.
O Teste de Usabilidade pode ser aplicado de 3 maneiras: Em um laboratório, no local de trabalho ou remotamente.
∎ Teste em laboratório: o teste é realizado em uma sala fechada preparada pelo pesquisador (espécie de sala de teste). Nela haverá os equipamentos necessários para registro (câmeras, microfones) e para que o usuário utilize o software (computador ou smartphone);
∎ Teste no local de trabalho: o teste é realizado no próprio local de trabalho do usuário, podendo ser considerado o mais próximo do real pois mostra as interferências alheias à tarefa (como companheiros de trabalho interrompendo, atender um chamado, etc). Equipamentos para registro são instalados como câmeras e microfone;
∎ Teste remoto: o teste pode ser realizado em qualquer ambiente, porém o pesquisador e observadores não estão presencialmente com o entrevistado. Normalmente é feita uma chamada de videoconferência e solicita ao usuário compartilhar sua tela, que será gravada pelo pesquisador. O observador estará presente na sala online.
Conforme dito anteriormente, esse método colhe tanto dados qualitativos (confirmação de hipóteses, relevar novos hábitos, entre outros) quanto quantitativos (contabilizar frequência e duração dos acontecimentos por exemplo). Durante o teste, peça ao entrevistado verbalizar seus pensamentos, ou seja, falar em voz alta o que está pensando e quais passos pretende fazer. Você não pode ajudar o entrevistado, deve questioná-lo. Quando ele perguntar "Eu clico aqui nesse botão?", não responda "sim" ou "não", induza-o a pensar e tomar a decisão "O que você acha?".
Após a coleta dos dados deve-se reunir, interpretar e sumarizar os resultados. Tabelas e gráficos auxiliam para dados quantitativos. Uma lista de problemas encontrados com descrição de aonde, o que, fatores que ocorreram e sugestões de solução auxiliam para os dados qualitativos. Mas lembre-se que isso pode variar de projeto para projeto.