Segmentação de Mercado é um método que divide potenciais usuários/clientes em grupos. Cada grupo possui uma característica única de utilizar determinado produto. Com esse método você consegue fornecer experiências personalizadas e aumentar a taxa de retenção.
Primeiro deve-se definir as características de cada grupo. Elas podem ser:
∎ Demográficas: dividir o usuário com base na idade, gênero, profissão, religião, renda, entre outros;
∎ Geográficas: relações entre o produto, onde o usuário vive e sua cultura;
∎ Comportamental: como o usuário se comparta ao usar determinado produto;
∎ Tecnológico: qual o conhecimento que o usuário possui com a tecnologia.
Como diferentes grupos de usuários podem possuir diferentes necessidades, você pode optar em fazer uma persona (representação do cliente) para cada tipo de grupo. Para mais informações do que é uma persona e como montar, você pode acessar esse link AQUI.
Posteriormente, utilize outros métodos e técnicas para coletar dados que necessita de cada grupo. Você pode utilizar tanto métodos e técnicas para compreender o porquê os usuários interagem daquela determinada forma quanto validar suas decisões. O uso de ferramentas de análise pode auxiliar a rastrear dados e caminhos do usuário em uma aplicação para entender o porquê estão fazendo aquilo.