Logo catUX

Segmentação de Mercado

O que é?

Segmentação de Mercado é um método que divide potenciais usuários/clientes em grupos. Cada grupo possui uma característica única de utilizar determinado produto. Com esse método você consegue fornecer experiências personalizadas e aumentar a taxa de retenção.

Saiba mais com profissionais!

Segmentação de usuários para UX Design (Mergo). Disponível AQUI

Segmentação de Usuários – Tipos, estratégias e exemplos (UserGuiding). Disponível AQUI

Materiais Utilizados

Para realizar o método Segmentação de Mercado, você vai precisar de:

Google Forms
Triangulação

Outros métodos e técnicas de pesquisa, por exemplo, Entrevistas.
Google Analytics e Hotjar
Ferramentas de análise

Por exemplo, Google Analytics ou Hotjar.

Como executar o método Segmentação de Mercado?

Primeiro deve-se definir as características de cada grupo. Elas podem ser:

∎ Demográficas: dividir o usuário com base na idade, gênero, profissão, religião, renda, entre outros;
∎ Geográficas: relações entre o produto, onde o usuário vive e sua cultura;
∎ Comportamental: como o usuário se comparta ao usar determinado produto;
∎ Tecnológico: qual o conhecimento que o usuário possui com a tecnologia.

Como diferentes grupos de usuários podem possuir diferentes necessidades, você pode optar em fazer uma persona (representação do cliente) para cada tipo de grupo. Para mais informações do que é uma persona e como montar, você pode acessar esse link AQUI.

Posteriormente, utilize outros métodos e técnicas para coletar dados que necessita de cada grupo. Você pode utilizar tanto métodos e técnicas para compreender o porquê os usuários interagem daquela determinada forma quanto validar suas decisões. O uso de ferramentas de análise pode auxiliar a rastrear dados e caminhos do usuário em uma aplicação para entender o porquê estão fazendo aquilo.