Focus Group (Grupos de Foco ou Grupo de Discussões) é uma técnica qualitativa. É uma reunião informal onde é feito uma Entrevista com vários usuários ao mesmo tempo (em média de 4 a 10 pessoas) para que estes mostrem suas opiniões sobre determinado assunto. Essa técnica auxilia a gerar ideias, obter opiniões e identificar conflitos.
Livro: Interação Humano-Computador (Simone Barbosa). Disponível AQUI
Livro: Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações (Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust). Disponível AQUI
Qualitative and quantitative user research (UX Collective) AQUI
Veja um estudo de caso que utilizou a técnica Focus Group AQUI
Reuna os participantes em uma sala, sentados em uma mesa de reuniões. Como o Focus Group tende a durar um tempo maior que uma entrevista individual, é importante colocar na sala alguns recursos como água, café, bolachas, entre outros. O entrevistador agirá como um moderador onde será responsável por fazer as perguntas, certificar que todos participem e manter o foco. Caso vá uma equipe para realizar o Focus Group, defina quem será o moderador.
Não esqueça de antes da entrevista pedir autorização de gravação aos entrevistados e garantir a eles que tanto as gravações quanto as respostas serão sigilosas assim como suas identidades. É recomendável que o entrevistador peça aos entrevistados autorização através de um documento TCLE - Termo de Concentimento Livre e Esclarecido (para mais informações, você pode consultar AQUI). Se os entrevistados a qualquer momento se sentirem desconfortáveis e não quiserem mais participar da pesquisa, você deve encerrar, agradecer a participação e descartar os dados.
Utilize o tempo inicial da reunião para se apresentar e para que os entrevistados se apresentam e conheçam um aos outros. É interessante colocar os nomes deles na frente do lugar a mesa onde estão sentados para que fiquem identificados. Em seguida, apresente o tema da reunião a eles, para que se introduzam ao assunto.
Em seguida, apresente os tópicos e deixe os participantes exporem suas opiniões. O importante do Focus group não é que os participantes entre em consenso e sim que demonstrem seus pontos de vista e opiniões sobre o tema. A reunião deve ocorrer semelhante a uma entrevista Não-Estruturada, onde o moderador apresenta os tópicos e/ou faz perguntas exploratórias e os entrevistados ficam a vontade para discorrer sobre o assunto (para mais informações sobre Entrevista Não-Estruturada, clique AQUI). Não esqueça que tudo tem que ser registrado. Grave a reunião e faça anotações. Transcreva a reunião para analisá-la posteriormente.