Mapa de Afinidade (ou Diagrama de Afinidade) é uma ferramenta que agrupa os dados por semelhança. Assim, uma grande quantidade de itens são organizados e rotulados para identificar as características, funções e propriedades de um produto em desenvolvimento. Esse agrupamento pode ser com categorias pré definidas (top-down) ou categoriza-se os dados por afinidades (bottom-up).
Livro: UX Research com Sotaque Brasileiro (Cecília Henriques, Elizete Ignácio, Denise Pilar). Disponível AQUI
Livro: Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações (Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust). Disponível AQUI
Veja um estudo de caso que utilizou a ferramenta Mapa de Afinidade AQUI
Reuna a equipe em uma sala. É recomendável um moderador responsável em organizar e certificar que todos da equipe participem e manter o foco. Você pode utilizar essa ferramenta após uma primeira parte da reunião destinada a geração de ideias.
Defina as categorias e use post-its. Escreva e organize elas na horizontal. Depois, utilize os mesmos post-its para escrever os nomes dos itens e categorize na vertical.
Todos da reunião devem participar das discussões, envolvendo a colocação dos cartões no quadro. A equipe deve ter liberdade para dispor os cartões, alterar e até criar novas categorias. Porém todas as decisões devem ser tomadas em consenso com a equipe.
Como resultado, as categorias serão tópicos com itens organizados e, a partir dele, obter insights para as próximas etapas da pesquisa.