Card Sorting é uma técnica qualitativa para descobrir o raciocínio do usuário organizando tópicos de informações (que estarão em um software) em grupos. Ele auxilia a criar uma arquitetura de informações que corresponda às expectativas dos usuários.
Livro: Interação Humano-Computador (Simone Barbosa). Disponível AQUI
Livro: Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações (Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust). Disponível AQUI
Card Sorting: Uncover Users' Mental Models for Better Information Architecture (NN Group). Disponível AQUI.
Recomenda-se cerca de 15 usuários para participar. Registre a pesquisa através de gravações de áudio e vídeo e anotações. Peça para o usuário falar em voz alta seus pensamentos.
Para preparar essa técnica, você deve pegar as informações e escrever sua descrição (não o nome pois quem fará isso será o participante) em cartões de papel enumerados. Se preferir, você pode realizar essa técnica online, utilizando um software adequado. Há 2 principais formas de executar essa técnica:
∎ Aberta: cada participante fazem suas próprias categorias;
∎ Fechada: as categorias já estão definidas e os participantes distribuem os cartões em cada categoria sugerida.
Para a aplicação do Card Sorting, você deve embaralhar os cartões. Jamais inicie sem embaralhar pois pode revelar a organização do participante anterior. Após misturar as cartas, entregue ao participante que deve distribuir na mesa e fomar pilhas de cartões que façam sentido para ele. Você deve informar a ele a quantidade de pilhas esperadas e a pilha "lixo" onde devem ser colocadas as pilhas que, pro usuário, não faça sentido em nenhuma das pilhas estabelecidas.
Como resultado, você obterá insigjhts para entender como o usuário navega por uma aplicação.